terça-feira, 17 de novembro de 2009

Neurologia e engenharia, hã?

Eu também me perguntei isso no início desse semestre, mas eu pude ver que o cérebro é a engenhoca, a máquina, mais perfeita que há. E eu não falo isso porque eu estudo engenharia, mas é porque a coisa é tão complexa, e ao mesmo tempo tão compacta, que fica difícil de nos sustentarmos sãos nesse emanharado de neurônios, sinapses e otras cositas màs que preenche nosso crânio.
O que me motivou a criar esse blog e o que me motivará a continuá-lo é o estudar, o pesquisar, do cérebro, que nos faz conhecer a nós mesmos e o que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de algum mal no cérebro.
Nessa primeira postagem, não posso deixar de falar do doutor Miguel Nicolelis, com suas pesquisas sobre a interface cérebro-máquina, parkinson, sono e memória, etc. Também há outros brilhantes pesquisadores tais quais o pós-doutor Sidarta Ribeiro, que pesquisa o sono e sua relação com os sonhos e as memórias, e o pós-doutor Vinícius Rosa Cota, que, na leitura de seu doutorado e no envio de e-mails, me ajudou a iniciar e a gostar da neuroengenharia, principalmente da área da epileptologia, no que consiste uma parte de seu ótimo doutorado. Há muitos outros pesquisadores desconhecidos que esperam pelo dia em que uma de suas pesquisas mudará, se não o mundo, a visão de outros pesquisadores e da sociedade.
E para não deixar de falar de mim, o meu interessa fica na epileptologia, doenças neurodegenerativas (mal de parkinson, alzheimer) e no sono relacionado com a memória. Pelo menos essas são as partes que eu quero pesquisar, como eu faço engenharia eletrônica na POLI - UPE deve ser meio "porreta" conseguir alguma coisa com um dos professores de medicina que pesquisam em alguma dessa áreas na UPE ou UFPE, espero que algum me atenda, espero que esse assunto seja mais debatido em pernambuco e seja levado à sociedade para que ela possa usufruir de todo esse estudo.

Espero ter deixado boa impressão, fiquem bem.

3 comentários:

  1. Olá Paulo, tb gosto mt da neurociência...me interessei pela neuroengenharia quando fui ao II simpósio do programa de pós-graduação em neurociência da UFMG, universidade a qual estudo. Apesar de ter boiado bastante na palestra do meu professor - Dr. Jerome Barome - e de um professor do dpto de eng. eletrônica da escola de engenharia sobre neuroengenharia, eu me interessei bastante pelo tema. Pretendo começar um curso a distância de neuroengenharia a distância da UFMG, do programa neurocurso. Deixo o link caso se interesse: http://www.neurocurso.com.br/#
    Parabéns pelo blog!!!
    abraços,
    Filipe.

    ResponderExcluir
  2. pow cara, tb me interesso muuuito pela área, e faço eng eletrônica na POLI tbm!! pela data da publicação, voce ja deve ter se formado, entao eu pergunto, como faço para seguir esse caminho? vc conseguiu está atuando na area? se puder me ajudar, me manda um e-mail: vhcbfusa@hotmail.com
    VLW!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá...vc atualmente atua como um neuroengenheiro? Qual o mercado de trabalho? Se puder, me mande um email..
    Marciavidal62@gmail.com
    Grata

    ResponderExcluir